Marine Le Pen ganha?

0
362
MARINE LE PEN

Em setembro do passado, eu estava em Paris conversando com amigos franceses e disse que a conjuntura atual levaria Marie Le Pen ao segundo turno das eleições francesas e colocaria um bom número de deputados na Assembleia Nacional.

Hoje, eu vejo uma possibilidade real de sua vitória nas eleições francesas. É muito fácil chamar seu partido de extrema-direita quando o tom da sua campanha é seguir o caminho do Brexit, com proposta viáveis. Proteger sua fronteira, seu mercado de trabalho e sua cultura é coisa da extrema-direita?

Le Pen disputa com Macron, de centro; Fillon, conservador; Hamon, socialista e Mélenchon, esquerdista. Com tantos ‘on”, eu já votaria em Le Pen só para ser diferente! Brincadeiras à parte, é muito fácil bater em um candidato que não fica em cima do muro, como ela. Isso a mídia sabe fazer muito bem. A esquerda caviar também. Distorcem o discurso da candidata que quer fazer a França e os franceses sua prioridade. Chamam seu partido, a Frente Nacional, de ultra-direita ou extrema-direita. Confundem o discurso eloquente e  agressivo de Marine com sua plataforma eleitoral. Essa é a marca dela: o dedo em riste , as frases fortes, a coragem de assumir posições, as promessas que os demais não ousam fazer. Esse também é o motivo de ser, entre os demais candidatos, o mais atacado.

Uns dias antes de Trump ganhar as eleições americanas, ao postar minha análise conjuntural dizendo porque os democratas perderiam o pleito, me chamaram de facista pra baixo e o resultado foi a vitória dos republicanos. Em que o nosso dia a dia será afetado com relação às eleições na terra dos ianques e na Europa? Nada! Mas a vitória de determinado partido pode servir como indicador da direção das eleições aqui no Brasil em 2018. Pelo menos na França, a vitória de Trump  “empurrou” Le Pen nas pesquisas, e fez dela uma das favoritas dos eleitores.

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorQuinto Constitucional o privilégio da politicagem
Próximo artigoPara onde vamos?
Carlos Arouck
Agente de Polícia Federal - Bacharel em Direito - Licenciado em Administração de Empresas - Foi Instrutor Academia Nacional de Polícia - Palestrante na área de Segurança Pública - Fundador do Movimento Brasil Futuro (MBF) - Consultor de Cenários Políticos - Consultor de Estratégia de Segurança Pública

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here